Cabelos cacheados ou crespos: Diferenças.

Cabelos Crespos e cacheados.Predominantes entre os brasileiros, vêm ganhando destaque. No entanto poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro. "Isso porque, basta ter um pouco de volume que a pessoa classifica seus próprios cabelos como crespos. Reconhecer o seu tipo real é importante para a busca de produtos adequados, que atendam às necessidades específicas dos fios.
CUIDADOS PARA CABELOS CRESPOS.
 cabelos crespos são caracterizados por fios finos e normalmente ressecados, isso devido à umidade, sol e tratamentos químicos, quase sempre são necessário faser faser relaxamento ou progressiva , esse tipo de cabelo merece cuidado e atenção de maneira dobrada, portanto, é indispensável manter o corte sempre em dia para que as pontas ressecadas não ganhem volume. Procure um corte que se adapte melhor ao seu rosto e que modele o seu cabelo.

       Cuidados com os cachos

Apesar das diferenças, o cuidado diário dos cabelos crespos e cacheados são bem semelhantes, como cuidar de seus cachos. Lave os cabelos com shampoo indicado para seu tipo de cabelo, massageando suavemente e evitando usar água muito quente. Enxágüe bem os fios e, em seguida, aplique o condicionador, também massageando suavemente. Enxágüe bem, novamente, para remover o condicionador. Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária. Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento.
Cacheado & crespos; Notáveis diferenças.
 As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas. A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós. "Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade, Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos. "Conhecer a diferença evita que se use produtos indicados para cabelos crespos nos cacheados, pois os fios podem ficar opacos e sem movimento. E vice-versa.
Como deixar seus cachos incríveis
Os cabelos cacheados têm mais tendência em ficarem ressecados do que os lisos, pois os cachos impedem que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo deslize sobre os fios e cheguem até as pontas.
A única maneira de recompensar essa falta de proteção, é aplicando xampus, condicionadores, máscaras hidratantes, entre outros para trazer o brilho e a força de volta, ativando os cachos.
No banho:Os cuidados começam na hora do banho! Aposte em xampus específicos para cabelos enrolados. O condicionador nunca deve ser aplicado na raiz, apenas no comprimento dos fios e nas pontas.Massageie bem os fios e tire todo o excesso do condicionador, isso tem ação direta com o brilho e o controle de volume.
Penteando corretamente os cachos
Depois de lavados, tire o excesso da água dos fios. Utilize uma toalha macia para esse processo que exige muito cuidado.Deve posicionar a toalha na ponta dos fios e comprimindo até à raiz, enxugue os cachos delicadamente, sem esfregar a toalha para que os fios não fiquem quebradiços, evitando a perda de brilho e o volume causado pelos cachos indefinidos.Para desembaraçar use um pente de madeira (para não eletrizar os fios, causando o efeito frizz) com dentes largos e comece pentear pelas pontas e depois o comprimento dos fios. Nunca comece pela raiz para que os fios não arrebentem à medida que vai encontrando nós

Aplicando cremes
 Esse é o passo fundamental que não deve ser esquecido! Para definir os cachos utilize ativadores de cachos e cremes leave in (sem enxágüe). O leave-in protege os fios contra agressões externas, diferente dos ativadores de cachos que tem a função de apenas ativar os cachos. O ideal é usar os dois.Lembre-se que não deve exagerar na quantidade! Uma porção equivalente a uma colher de chá é o suficiente para ser aplicado em um o cabelo médio para se obter um bom resultado, aplique o produto na palma das mãos e aperte os fios deixando a  raiz livre depois no  comprimento e principalmente nas pontas. Prefira produtos à base de pantenol, vitamina B5, óleos de frutas, castanhas, abacate e manteiga de karité.
Ativador de cachos:

Serve para definir  e manter os cachos, reduzir o volume e tirar o efeito armado do cabelo.
Pode ser usado constantemente, assim como o leave-in.



Modo de usar: Aplique uma pequena quantidade nos fios úmidos e amasse os cachos com as mãos de baixo para cima. Deixe secar naturalmente ou seque com difuso

Defrisante
 Como já foi dito o defrisante é aconselhável aplicar antes de usar o secador, o baby liss ou a chapinha, pois protege os fios com sua função termoativa.
O produto prolonga o efeito desejado, seja o enrolado ou o liso;
Mousse: Ajuda na fixação e na sustentação dos cachos. O uso constante pode deixar os cabelos ressecados, então misture em partes iguais, silicone e o mousse, para equilibrar;
Gel: O gel já é conhecido por todos! Ele fixa e dá um aspecto molhado. Recomendam-se fórmulas sem álcool para não ressecar os cabelos e deve ser sempre aplicado nos fios úmidos.
Pomada: A pomada é indicada para destacar mechas em penteados mais desconectados. Tem textura compacta e reduz o efeito frizz dos fios. Proporciona diferentes tipos de penteados;
Reparador de pontas: Pode ser chamado também, de silicone. Protege o fio com uma película impermeabilizadora. Sela as pontas duplas até a próxima lavagem.

Creme leave-in (sem enxágüe):
Deve ser aplicada em uma quantidade mínima apenas nas pontas do cabelo
 O creme sem enxágüe ajuda na hora de desembaraçar os fios, para que eles não quebrem e fecha as camadas dos fios, proporcionando uma boa textura.

Hora de secar
Se for secar com o secador, lembre-se: só com um acessório específico, o difusor. Ele concentra o ar impedindo que desmanche os cachos. Coloque os cabelos dentro do difusor com a velocidade média.Em dias especiais, pode ser usado o baby liss para defininir ainda mais os cachos.. Aplique antes sobre os cabelos úmidos o defrisante que possui fórmula termoativa, protegendo os fios do calor.
Se não tiver o baby liss, use bobes para modelar os cachos. Enrole os cabelos e deixe por 30 minutos, solte e passe spray fixador para prolongar o efeito.
Seguindo esses passos fica fácil de conseguir cachos incríveis!
Umidificador de cachos 
Tem a função de devolver a umidade aos fios, reduzindo o volume e definindo os cachos.Outra dica é borrifar um pouco de umidificador logo após ter acordado, já que os cachos desmancham e amassam. Geralmente à base de gel, hidrata e não deixa o cabelo pesado.
   

Follow ATUALBELEZA on Twitter